Sim, Não ou Nim?
Sim ou não a um referendo ao novo tratado europeu?
A juventude socialista já disse que é favorável à ratificação do novo tratado europeu através de referendo, por considerar que esta via "permitirá aproximar os portugueses do processo de integração europeia".
Mas eu cá tenho as minhas dúvidas... eu estou mais num Nim! Normalmente tenho mais certezas mas confesso que desta vez, embora partilhe de algumas das ideias da Js, não sei se será boa ideia fazer um referendo à população sobre o Tratado.
Por um lado, à semelhança dos outros países Europeus penso que talvez, e sublinho talvez pois não estou segura, seja melhor a ratificação por via parlamentar. Isto devido ao que aconteceu à dois anos(lembrem-se da Holanda) e depois porque penso que a grande maioria dos Portugueses deve estar pouco informado de quais são os parametros de este Tratado. Além disso, se quando se trata de um referendo para discutir questões Nacionais já há tanta abstenção imaginem só como seria em relação a este referendo....!!!
Por outro lado, tanto em Portugal, como noutros Estados da UE, o abandono da realização de um referendo ao futuro Tratado europeu ameaça ter custos políticos, pois a consulta popular à falhada Constituição Europeia foi promessa eleitoral de partidos actualmente no poder, incluindo o PS do primeiro-ministro português, José Sócrates.
Eu é mais Nim... e vocês?
1 Comments:
Esclarecendo desde já que sou contra os referendos uma vez que na minha opinião diminuem o poder da democracia representativa,e numa verdadeira democracia esta deve ter tanto poder como a democracia participativa, esclarecendo desde já isto, digo que sou a favor do referendo.
Em primeiro lugar porque as questões do tratado nunca foram discutidas em campanha legislativa. ou seja, quando votámos fizemo-lo tendo em conta o programa discutido e se essas questões faziam parte do programa, não foram referidas em debate público.
Segundo porque se aprovamos um tratado que não conhecemos corremos o risco de deixar a europa cada vez mais nas mãos de uma elite que em nada representa o pensamento europeu da populaçao europeia.
Terceiro, pela mesma razão que tu deste, no teu caso, em contra :
"Isto devido ao que aconteceu à dois anos(lembrem-se da Holanda)"
Se a única maneira de aprovar um tratado é fugindo ao escrutínio da população com medo que esta diga que não, quizá será hora de começar a pensar se não haverá algo de errado nesse tratado.
"e depois porque penso que a grande maioria dos Portugueses deve estar pouco informado de quais são os parametros de este Tratado."
Então a melhor maneira é continuar na ignorância e deixar aqueles a quem pagamos para nos informarem decidirem por nós?!?!?!?!
Em último lugar, e isto já no caso de haver referendo, e partindo do princípio que tudo tem um preço... Digo-vos desde já que a classe política terá que se esforçar bastante mas bastante para me convencer a assinar um tratado que no século XXI ainda tolera a pena de morte... 'Cause I WON'T go gentle my friends! No way!
Post a Comment
<< Home