Wednesday, January 23, 2008

Começou!

O parlamento europeu autorizou esta semana o uso do véu islâmico nas escolas.
E pronto. Começou!
Lá vamos nós apanhar sabonetes em balneários repletos...

voyeurisme

As coisas com que me esbarro?!

Obligadas a amamantar a sus compañeros para poder trabajar

Al Azhar, la institución más prestigiosa del Islam suní, ha cesado a un jeque por emitir una fetua (decreto religioso) que autoriza a las mujeres a amamantar a sus colegas varones, para que puedan trabajar a solas en un mismo despacho.
Según informa el diario Daily News, la tradición islámica considera ilícito que una mujer esté a solas con un hombre con que el que pueda contraer matrimonio, por lo que sólo puede permanecer en solitario con su padre, hijo, sobrino, hermano o algún otro miembro de su familia.
Para solventar el conflicto que generaba que hombres y mujeres compartieran una misma oficina, el clérigo Ezat Atiya emitió una fetua en mayo pasado en la que aseguraba si la mujer ha amamantado al varón cinco veces se convierte en su «madre de leche» y de ese modo los dos adultos pueden trabajar juntos.
El polémico decreto no sentó muy bien en el departamento de «Hadiz» (palabras atribuidas al profeta Mahoma) de la universidad de Al Azhar, al que pertenecía Atiya, que finalmente ayer tomó la decisión de destituir al clérigo.
Al Azhar ya condenó el decreto cuando fue difundido y emitió un comunicado para aclarar que esa fetua «contradice los principios de la religión islámica y la moral, además de dañar a Al Azhar como un institución islámica respetable».

in: www.atravesdevenezula.com

Saturday, January 12, 2008

EUA



Quando digo que preferia que fosse Hillary Clinton a ganhar as eleições não é por uma questão feminista nem nada que se pareça. Não é nem fácil preferi-la. Percebo com a maior das facilidades quem está ao lado de Barack Obama. Este é com certeza o rosto certo para um "extreme make-over" à imagem americana assim como a personalização do sonho americano. É também bem mais simpático sem a menor das dúvidas por isso é que a Hillary anda com o Bill atrás para apertar as mãos às donas-de-casa cinquentonas. No entanto não é a única opção.

O Maio de 68 deu o mote para mulheres como Hillary Clinton poderem chegar onde ela chegou e o facto é que ela não desperdiçou uma única oportunidade. Teve até que engolir muitos sapos, inclusivé mais que um belo par de cornos, em nome da sua ambição e aí está, aprove-se ou não a sua atitude.

Sendo qualquer um deles uma melhor opção que qualquer republicano, Hillary Clinton parece-me uma candidata muito melhor preparada para o lugar que Barack Obama. Em primeiro lugar, não serão precisos os primeiros anos de aquecimento de banco uma vez que ela lá esteve. E não me digam que estas coisas não são importantes porque numa altura em que a economia americana está em queda e as relações internacionais efervescentes, quanto menor o período de adaptação e erros de início de mandato (sempre inevitáveis) melhor. E neste ponto Hillary Clinton leva pontos e pontos de avanço de preparação porque ela esteve longe de ser uma Primeira Dama comum. Hillary foi a primeira Primeira Dama a ter um escritório na Ala Oeste por exigência sua tamanho era o peso e influência que tinha durante a administração Clinton (influencia esta que só pode ser comparada a de Eleanor Roosevelt).

Em terceiro lugar parece-me óbvia a inexperiência e falta de destreza no que toca aos assuntos internacionais de obama. Os dossiers da Coreia do Norte, do Iraque e do Irão precisam de bastante diplomacia mas também de uma mão pesada inexistente em Barack Obama.

Depois, goste-se ou não de Bill Clinton ele também vem no saco e melhor ajuda do que esta para o cargo é difícil

E por último parece-me bastante mais provável Obama aceitar ser vice-presidente de Hillary Clinton do que o revés por isso com sorte teríamos 2 Clintons e um 1 Obama na Casa Branca (e strike!)

Resumindo, mesmo que fosse o melhor presidente para os americanos, que não acredito mas posso compreender, Barackam Obama na minha opinião está longe de ter a segurança e mão firme que o cargo de presidente dos Estados Unidos exige e muito menos a destreza diplomática exigida ao que este cargo torna na pessoa mais influente do Mundo.

Friday, January 11, 2008

Simone de Beauvoir





«La femme n'est victime d'aucune mystérieuse fatalité: il ne faut conclure que ses ovaires la condamnent à vivre éternellement à genoux.»



Wednesday, January 09, 2008

Ode à Cadela

Ladra cintilante a cadela
Num conspurcar faminto de cinderela
Ladra ofegante na lapela
A cinderela com fome de cadela

Ladra gatuna no praguejar dos pássaros
Faz do fado gesto farsante
ócio em febril fortuna
É a vedeta no canil protestante da tribuna
um só capricho na elegância dos mil passos…

Tem nariz de bruxaria
Fareja o mundo com fantasia
Por entre a monarquia uma vira-lata.
É feliz na demagogia,
Na preguiça democrata.
Arrasta-se miserável pela multidão
Cadela que morde não mata
Faz da sua santidade a lata
Vagabundagem e expiação.
Ás vezes estuda medicina,
Os recursos dos humanos,
Outras lê platão.

É do osso da galinha
O seu melhor chanceler
Cadela que é cadela
Puxa pela cabecinha
Come com os olhos a vizinha
E devora-lhe o que mais tiver.
Cadela pra ser cadela
Conferencia com a sua maminha
Cadela sabe que é mulher.

Vive no desassossego do mundo
e no seu avant-garde prevaricador
Tem na sua escola a charrua
A nossa cadela vive nua
E mija na campa do senhor.
É obra da rua, não tem pudor.
É uma cadela, só lhe faz um favor.

E quando a cadela reza,
Faz da sua fraqueza o altar
Cadela reza mas não põe a mesa
Mastiga o beco parlamentar
Cadela olha sempre à despesa
Na freguesia do invulgar
É uma cadela portuguesa com certeza
Ai que com certeza que é uma cadela
portuguesa. Não faz cerimónias ao jantar.

Mas cadela que é cadela
Faz de si a sua refeição mais distinta.
O mundo será a utopia rodopiada na janela
O sopro na fome de não se ser extinta.
Ser gente é ser mais forte
É ser-se cadela faminta.

Catarina Abranches de Soveral


Um grande, Enorme ano para as 3.




culpa in abstracto ; hermenêutica ; la putain respecteuse