Friday, January 11, 2008

Simone de Beauvoir





«La femme n'est victime d'aucune mystérieuse fatalité: il ne faut conclure que ses ovaires la condamnent à vivre éternellement à genoux.»



5 Comments:

Blogger RD said...

Não partilho da tua paixão pelo pensamento dessa senhora, mas admito que ela foi uma personagem deveras... hum... é complicado resumi-la num só objectivo... portanto, uma personagem original, controversa, inteligente, inovadora, inspiradora, persistente... enfim, pelo menos fiquei com mais curiosidade em conhecê-la melhor, assim como à sua obra, depois de um documentário sobre a sua vida.

Dela e de ti (escreveste-o na minha fita), há algo que guardo no coraçãp para sempre: «On ne nait pas femme, on le devient!». Isso, sim, é uma grande verdade!

8:37 PM  
Blogger RD said...

Ah! Já me esquecia! Que me aconselhas a ler primeiro? A minha mãe decantou-se por "Memórias de uma menina bem comportada".

8:38 PM  
Blogger tchitchilover said...

Eu não conheço toda a obra por isso seguir o conselho da tua mãe parece-me sensato.

Eu diria: "Les Mandarins (1954)", "Pour une morale de l'ambiguïté (1947)" e "Le Deuxième Sexe(1949)", mas não é fácil encontrares as suas obras. Na internet sim. É o que eu vou fazer com o último uma vez que não o encontro em lugar algum e na Bertrand já nem o encomendam por não haver o primeiro volume em stock.

Para pormenores interessantes e divertidos o The Guardian preparou um quizz. Dá lá um salto que vale a pena.

http://books.guardian.co.uk/quiz/questions/0,,2237252,00.html

9:54 PM  
Blogger RD said...

Hehehe

Fui conferir, novamente, as estantes do meu corredor e descobri com alegria que os tenho todos e mais alguns, excepto "Por une morale de l'ambiguité". Problema: alguns estão em francês. Mon français est terrible! :(

Não sei se foi coincidência da ordem alfabética ou espírito romântico da minha mãe, mas até na estante a Simone está ao lado do Sartre...

A minha mãe aconselhou-me aquele, porque diz que é o mais fácil de ler, para entrar no espírito da Beauvoir e contextualizá-la na sua época.

Obrigada pelas dicas! Quando é vens novamente a Portugal para me dares um abraço?

2:04 PM  
Blogger tchitchilover said...

A Portugal espero ir em um fds em Março mas terei que deixar a visita a Castelo Branco para o Verão. Quero fazer isso como deve ser! ;o)

9:25 PM  

Post a Comment

<< Home